1 de ago. de 2016

África do Sul: 4 rotas começando por CapeTown

Quando penso no que representou minha viagem à África do Sul a palavra que vêm à minha mente  é Gênesis. Digo isto inspirada pela essência desta jornada de apenas oito dias que definitivamente mudou minha vida. É em Gênesis que o mundo começa e ganha forma, foi num livro com este nome que Sebastião Salgado explorou os lugares de nascimento do mundo, quase que intocados pelo homem. No sul da África, eu encontrei o nascer do sol mais bonito, animais livres, histórias de liberdade e um acolhimento sem tamanho. Por vezes, a África me deixa sem palavras para falar dela, para falar o que causou em mim, para falar de nós.
Comigo, você viajarão por  três cidades da África do sul em quatro posts distintos. Bora?

Cidade do Cabo

Sim,  é aqui o famoso cabo da Boa Esperança! Mas, como este roteiro é óbvio, vou contar pra vocês outros lugares pelos  quais  passei, amei e ainda agora estou entorpecida.

1 – A Cidade da Natureza

CapeTown  é uma cidade que agrada todos os gostos, isto porque ela simplesmente não para e tem atrações voltadas para todas as idades. Muitos são os roteiros que podemos encontrar por lá e, obviamente, com o repertório natural que possui, a natureza é uma excelente pedida.

       A)     O Topo da Table Mountain

A famosa montanha da mesa rodeia a cidade, assim como a cabeça do leão, e pode ser vista de qualquer ponto de Cape Town. Todos os guias de viagem e todas as pessoas com as quais falei sempre me rezavam o seguinte rosário “Não deixe de subir na Table!” . E se tem um conselho que darei a vocês pela vida toda, além de usarem filtro solar, é fazer este passeio.
Não consigo descrever a boniteza que é olhar a cidade do Cabo deste ângulo, nas montanhas, sentindo uma paz sem medida. Vocês podem escolher chegar ao topo por uma caminhada esperta ou através do teleférico que custa R 240, aproximadamente R$60. Definitivamente,  um passeio imperdível.





      B)      As praias de Camps Bay

Gente, tudo bem que as águas são naturalmente geladas, maaaaaas confesso que até levei um biquíni. =)
Não deu desta vez, mas mesmo no friozinho de 8 graus, turistas e residentes passeiam pela areia e curtem as belas praias que tem um pôr-do-sol sensacional.



2- Cape Histórica

A cidade respira História e, uma das coisas que mais me encantaram nela, é a forma como sua trajetória é respeitadas. Da escravidão ao Apartheid, da segregação aos dias atuais. Tudo é preservado, refletido e contado de uma forma muito sábia e humana.

      A)     O Bairro muçulmano de Bo Kaap

O famoso bairro das casinhas coloridas hoje habitado por muçulmanos já foi residência  de escravos. Cada pedrinha assentada ali reflete o trabalho forçado deles. Cada cor presente nas casas é uma celebração à liberdade. Quando a escravidão deixou de existir na região, as casas foram coloridas para celebrar a vida livre. Vários FreeWalking tours acontecem por aqui. Vocês ouvirão estas e outras histórias além de degustarem delícias locais. Tem que ir.




     
B)      O distrito Seis

Para alguns, um grande  terreno abandonado, uma parte perigosa da cidade, um local a ser visitado com cautela. Para outros, a prova do horror que o Apartheid pode causar. Foi aqui que milhares de famílias negras foram despejadas de suas casas e também criaram uma forte resistência. Até hoje, esta área da cidade permanece assim para que jamais esqueçamos da História.

3) O sabor da cidade do Cabo

Muitos foram os sabores degustados e alguns vou listar para vocês:

      A)     Golden Restaurant

Uma das experiências culturais mais incríveis que tive na África do Sul. Pela bagatela de R240, vocês terão uma noite incrível com apresentação de danças, tambores, pintura facial e a degustação de 14, sim, eu disse 14 pratos de diferentes regiões africanas. Pra fechar com chave de ouro,  uma sobremesa com? Pó de ouro! Mas olhe só, TEM que fazer reserva prévia. Então, chegue no seu hostel, hotel ou acomodação e já garanta seu lugar.







      B)      Fork Tapas

Cape Town é uma cidade internacional. Por aqui vocês acharão restaurantes da gastronomia mundial. O Fork é um restô de tapas, inspiração e sabores espanhóis de grande qualidade. Que refeição deliciosa e agradável. Mas prepare o bolso. Apesar de caber no orçamento, ele é um pouco mais caro que outros locais.




      
      C)      Truth Café

Considerado o melhor café da África do sul, o Truth está em alguns endereços da cidade. Café encorpado, bem tirado e realmente incrível. Quem ama a bebida PRECISA experimentar estes grãos.


      
       D)     Honest Chocolat

E se eu te disser que na Cidade do cabo existe um bar dedicado ao chocolate? Sim!!!!! O Honest  é incrível. Cacau natural, sem aditivos, é matéria-prima para receitas de brownies, bombons, croissants e 
muito mais.



      E)      Gin Bar

E um bar de gin? Que fica ao fundo do Honest chocolat? Também temos. O Gin é uma bebida bem típica da cidade do Cabo e neste bar você conta com uma carta incrível de combinações perfeitas para contemplar seu estado emocional e físico. Uma experiência beeeem legal.



      F)      V&A Food Market

Dentro da região badalada e portuária de Victoria e Alfred Waterfront existe um food Market. Um mercadinho de comidinhas gourmet delicioso, de inspiração internacional. A ideia é do comfort food que engloba chás, pimentas, cafés, culinária italiana, chocolates franceses, receitas indianas. Bem curioso e gostoso.



     G)     Ferryman´s

Este bar foi uma grata surpresa. Escolhido aleatoriamente, vim a descobrir já no Brasil, que nele foi gravada uma cena do filme Invictus que fala sobre Mandela e o Rugby. Mas antes disso, eu caí de amores. Com um cardápio de hambúrgueres, petiscos e boas cervejas, ele é super acolhedor e tem música ao vivo delícia que vai de Queen à Gipsy Kings. Detalhe, não vá embora antes de provar a Castle, cerveja incrível da região. =)





4) Victória e Alfred Waterfront

Sim a região portuária. É daqui que sai o barco para Robben Island, prisão de Mandela, que renderá um post delícia. Aqui que rola a vida noturna da cidade. Bares, restaurantes, shopping, museu do Rugby, FoodMarket, UFA! Muitas atrações!

Na V&A também existem as paradas para os ônibus turísticos vermelhos, os hop on hop off, além de inúmeras lojinhas de souvernir. Minha dica é: Faça suas compras por aqui. A Curio Africa tem muitas lembrancinhas e coisas bonitas para presentear por um precinho camarada. Além do mais, é aqui o pô-do-sol mais romântico de Cape. <3



Curtiu passear um pouquinho com a gente? Mas ainda não acabou. Outros posts e belezas virão. =)





3 comentários:

  1. O continente africano deve ser mesmo muito especial, quero muito conhecer um dia. Dicas maravilhosas!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, meninas! Não deixem de ir. É uma experiência única!

    ResponderExcluir